“A Mãe Tá On”: Deize Tigrona celebra tour europeia e adianta novidades para o segundo semestre
Deize Tigrona está na Europa. A multiartista carioca, acompanhada pelo DJ paulista Mu540, levou para o outro continente a turnê de seu disco mais recente, Foi Eu Que Fiz, lançado no ano passado, via BATEKOO Records. O roteiro deste giro contempla as cidades de Lisboa, Braga, Coimbra, Porto, Berlim, Amsterdã, Londres, Paris e Barcelona – acesse a agenda completa aqui.
“Essa é a primeira de muitas vindas para cá, que estão vindo a galope”, celebra Deize. Num dos primeiros shows da tour, na cidade de Lisboa, Deize foi além dos 40 minutos pré-definidos sobre o palco e se alongou numa performance especial, que fez o público português pirar na pista. “Estamos aqui pra isso, sabe? A terra é nossa, é tudo nosso. Mu540 botou pra quebrar também, estamos adorando e o pessoal já tá pedindo pra gente voltar logo”, ela celebra.
Deize marca sua nova passagem pela Europa após uma fase recente de muitos movimentos em sua vida pessoal e profissional, incluindo o tratamento de um quadro de depressão, uma temporada vivendo em Recife (PE) – ela é natural e vive no Rio de Janeiro (RJ) até hoje – e, mais recentemente, com o lançamento do disco Foi Eu Que Fiz, no ano passado.
“Estou muito feliz. Fazia tempo que eu não viajava e dessa vez a tour é independente”, aponta Deize, que retorna ao Brasil em meados de Agosto, direcionada para a gravação de um EP inédito. “Volto para o Brasil mais forte. Porque, infelizmente, é isso: ás vezes temos que vir para a Europa para ser reconhecida, mas não acho isso um problema. Estou feliz de chegar a estes espaços pela minha insistência”, ela conclui. No Brasil, Deize já possui um show confirmado no Festival Avante, em Porto Alegre (RS), dia 12 de Novembro.
Deize Tigrona
Referência do funk brasileiro, a carioca Deize Tigrona tem quase duas décadas de carreira e muita história para contar. Com dois álbuns lançados – Garota Chapa Quente (2008) e Foi Eu Que Fiz (2022) -, Deize fundamenta seu trabalho numa inovação contínua, sempre atenta aos experimentalismos que a música oferece a quem se permite ousar. Colaboradora de projetos musicais estrangeiros como Diplo, M.I.A. e Buraka Som Sistema, Deize também flui em parcerias nacionais, entre elas com a cantora Jup do Bairro e produtores como JLZ, Malka Julieta, BADSISTA, DJ Chernobyl, Teto Preto e FrancêsBeat, todes estes presentes na ficha técnica de seu disco mais recente, Foi Eu Que Fiz, que desde seu lançamento, em Setembro de 2022, vem passeando pelo Brasil numa tour potente, conduzida pela artista em parceria com o DJ Mu540. E agora, em meados de 2023, viaja também para a Europa.
Fonte: Assessoria de Imprensa da artista
*Foto: Pedro Pinho