Julia Baumfeld lança seu primeiro álbum “Turva”

Julia Baumfeld lança seu primeiro álbum musical “Turva” dia 20/05/2022. Julia é multiartista, seu trabalho transita por diversos universos artísticos dentre as Artes Visuais, Cinema e Música. Em seu álbum solo “Turva”, Julia experimenta pela primeira vez composições com base em guitarras e cria músicas de expressão minimal e carga afetiva. As dez faixas do álbum apresentam um conjunto de gestos sonoros sutis que se ampliam a sensações emotivas profundas. O álbum  transporta o ouvinte a suspiros internos, que Julia acessa através de seus próprios suspiros, e das melodias que desenha quase como se fosse, realmente, no ar. É o ar, aliás, que parece nos conectar diretamente com o sentimento do álbum; o de algo grande, que se perde ou se dilui em vento (a fantasia, o sonho, o ar da perda). Ar de vento, ar de suspiro, ar de respiração. Julia mistura sua voz aos incríveis timbres de guitarra, em ambiências de um lugar muito particular e suave. Suave, mas nunca frágil. A força dos versos, melodias e canções de Julia em Turva é intensa, e nos convida a viajar pelo ar, e pelos intensos movimentos que a artista parece criar, deixando rastros marcantes, mas à princípio, indetectáveis. Com a sutileza de um suspiro, Julia produz a força sentimental de um furacão. 

Julia Baumfeld produziu e gravou o álbum sozinha em sua casa ao longo do mês de Outubro de 2021. O processo envolveu principalmente composições com guitarra e voz. Em uma das faixas há também a presença da bateria e outra de sintetizadores, todos instrumentos tocados por Julia. Apenas duas faixas foram realizadas em parceria, sendo elas: “Neblina” junto da artista e designer Laura Lao, e “Horizonte de eventos” junto ao músico Felipe D’Angelo, integrante da banda “Moons”. Felipe também mixou e masterizou as músicas do álbum.

“Turva” será lançado através do selo “Grão Pixel”, coordenado pela artista Sara Não Tem Nome. Junto ao lançamento do álbum musical, será também lançado o álbum visual do disco. Todos os vídeos do álbum visual foram realizados, dirigidos e editados por Julia, e contam com imagens filmadas pela própria artista e por alguns parceiros de trabalho, dentre eles Randolpho Lamonier e Victor Galvão, dupla que também realizou alguns ensaios fotográficos para o álbum. A capa conta com fotografia de Victor Galvão e designer gráfico de Julia. Victor realizou as fotografias em películas 35mm que formam a capa e contracapa e retratam Julia em um ambiente montanhoso de Brumadinho, região onde a artista cresceu e mantém fortes laços afetivos. Seu constante contato com essas montanhas foram inspiração para a criação sonora em “Turva”. 

Sobre Julia Baumfeld:

Julia Baumfeld vive em Belo Horizonte. Em 2017, Julia lançou o EP “curva” como primeiro passo do seu projeto solo musical “Turva”. No mesmo ano ela foi co-fundadora da banda/projeto audiovisual ”Tarda”, junto aos artistas Paola Rodrigues, Randolpho Lamonier, Sara Não Tem Nome e Victor Galvão. Na Tarda, Julia atua como compositora e baterista. Tarda lançou seu primeiro álbum “Futuro” no final de 2020. Em seu álbum solo “Turva”, Julia experimenta pela primeira vez composições com base em guitarras. No campo do cinema, Julia já realizou diversos curtas-metragens, dentre eles o documentário “Marco”, lançado em 2012,  sobre o músico Marco Antônio Guimarães, fundador do Grupo Uakti. No campo das Artes Visuais Julia trabalha com diversas mídias, principalmente fotografia. Em 2020 Julia lançou seu primeiro livro “Meio Dilúvio Meio Suspiro”, pela Editora “Fera Miúda”. Julia é idealizadora e participante da residência artística de múltiplas linguagens “Poça”, que aconteceu em sua primeira edição em 2019 junto às artistas Carolina Botura, Chris Tigra, Fernanda Branco Polse, Maria Moreira e Sara Não Tem Nome. Esse mesmo grupo de artistas irá realizar a segunda edição da residência em Julho de 2022 através da Natura Musical.

Fonte: Assessoria de Imprensa da artista

*Foto: Victor Galvão

Kitpress de “Turva”: 

Redes Sociais e Site:

http://juliabaumfeld.com.

https://www.instagram.com/juliabaumfeld/

Link para o álbum visual:

Link de Turva nas plataformas de streaming:

https://ditto.fm/turva

https://linktr.ee/juliabaumfeld

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.