O Peso da Caneta em Novo Disco do Povão

É a realidade da periferia que ganha os holofotes em Só Depende de Nóis, segundo álbum da carreira de Roko e Jota W, parceiros da quebrada e das rimas fundadores do Povão, duo de rap que tem na discografia o álbum Desemprego S.A, de 2020. Moradores da zona norte de São Paulo capital, a rua sempre foi o palco dos dois MCs, já com outros trabalhos lançados no passado e muitos anos nas batalhas de rima, como a Batalha do Escritório, na Brasilândia.

O disco Só Depende de Nóis é um fortalecimento ao que o rap representava em seus primórdios: muita correria e pouca ostentação. A dureza da vida não vem com os versos maquiados de quem agora surfa no dinheiro ou na fama, ela é a força que impulsiona o Povão a dar voz a histórias de quem vivencia a marginalização na pele.

Com versos arrepiantes sobre mortes prematuras, infância em orfanato, violência sistêmica, racismo e pobreza, Só Depende de Nóis não é para afagar egos, mas mostrar que o rap cru ainda resiste e tem seu lugar. Isso não impede de ter um romance ou um flerte picante entre uma luta e outra, como fazem Roko e Jota W na lovesong “Ela Pede Mais”, um daqueles raps de amor para dedicar a alguém.

Para o duo, o novo disco propõe equilíbrio entre as gerações do rap sem cair na mesmice. Com um resgate às raízes, Povão vem forte na influência do boombap, por vezes até mergulha no denso storytelling do gangsta rap, mas não se perde nesse passado nostálgico. Trap em alta, drill, grooves e até um funkeado marcam presença entre as 11 faixas do álbum, cuja produção e direção musical é de TH, que norteou a musicalidade equilibrada do trabalho e soube medir os efeitos especiais e o orgânico do som. 

O álbum já tem três videoclipes: “Só Depende de Nóis”, “Pés no Chão” e “Só Pra Quem É de Verdade”. A tracklist tem as participações de DJ Fire, que trouxe colagens e riscos em “Pés no Chão” e “Zona de Risco”; Kory em “Zona Nostra Parte 2”; Pilha em “Fé”; Alemar em “Alma Livre”; DygoMC e Orealdree em “Chama” e Bel em “Só Pra Quem É de Verdade”. 

Com Só Depende de Nóis, Povão quer trazer de volta a “sustança” que tinha o rap antes do hype rápido, com conteúdo provocador e instrumentais atemporais. Roko e Jota W oferecem neste trabalho um pouco de fortalecimento, nutrição, sem trazer o rap numa bandeja de fast food. É rap arroz com feijão, alimento forte, coisa de povão.

Fonte: Assessoria de Imprensa do artista

*Foto: Robson Borges

Só Depende de Nóis está disponível nos serviços de streaming via ONErpm.

Ficha técnica:

Composições e vozes: Rogério “Roko”, Josué (Jota W)

Gravação: Estúdio DiResponsa

Mix e master: Thomas TH

Beats: Todos produzidos por Thomas TH, exceto em “Papel, Caneta e Rap”, por Tony (Estúdio FODOP)

Arte de capa: Cosmar

Letreiro de capa: Drop 

Fotos: Robson Borges

Tracklist:

1. “Só Depende de Nóis”

2. “Pés no Chão” – feat. DJ Fire

3. “Papel, Caneta e Rap”

4. “Zona Nostra Parte 2” – feat. Kory

5. “Volvo”

6. “Zona de Risco” – feat. DJ Fire

7. “Ela Pede Mais”

8. “Fé” – feat. Pilha

9. “Alma Livre” – feat. Alemar

10. “Chama” – feats. DygoMC e Orealdree

11. “Só Pra Quem É de Verdade” – feat. Bel

Siga Povão: Instagram | YouTube | Facebook | Spotify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *