Os Últimos Escolhidos do Futebol se divertem com referências ecléticas no novo EP O Catálogo de Clichês

A banda Os Últimos Escolhidos do Futebol revela hoje seu mais novo EP, O Catálogo de Clichês – ouça aqui na sua plataforma principal. O trabalho teve direção musical de Pedro Altério (5 a Seco) e de Paulo Nunes. O grupo, aliás, é formado pelo Paulo, que é também baterista e percussionista, junto com João Albino (voz principal, violão de aço), Leonardo Pacheco (guitarra, vozes), Sinuhe LP (guitarra, vozes) e Pedro Nunes (baixo, vozes). 

O lançamento foi via Bolo de Rolo, braço do selo Rockambole. São seis faixas autorais que mostram a ecleticidade pop que marca o balaio de referências do grupo, que hoje se divide entre sua cidade de fundação, Bauru (SP) e a capital paulista.

De acordo com Pedro Nunes, a banda chegou ao nome O Catálogo de Clichês a partir de uma busca por um conceito que definisse o momento da banda junto às composições feitas. “Isso tudo nos levou à divertida conclusão de que as canções são um apanhado de clichês que rodeiam a vida e a rotina de um jovem dos anos 20”, ele diz. 

O novo EP é um registro eficiente do trabalho que a banda vem fazendo ultimamente. A cadência das referências levam o ouvinte para mergulhar numa estética pop, aquelas de escuta bem direta e acolhedora, com uma profundidade notável no que diz respeito à elaboração dos arranjos. É como se Os Últimos Escolhidos mostrassem um amadurecimento de composição e produção por meio de uma produção criativa e ousada, que ousa sem medo e acerta ao chegar em faixas convidativas e leves, ótimas para deixar rolar enquanto se toca o dia. 

“O amadurecimento da banda nesses 3 anos de caminhada se reflete também no jeito em que construímos imagens do EP em si. Além das composições representarem essa diversidade de ritmos e ideias que nos permeiam, a própria capa do EP também representou uma evolução do conceito de obra em si”, continua João Albino. “As diversas cores, personagens e elementos da capa do EP, por exemplo, procuram evidenciar essa pluralidade do trabalho. A gente entende que é a representação visual daquilo que compusemos. No fim, o EP é mais do que em si 6 músicas, O Catálogo de Clichês é um conjunto de histórias que a gente procurou contar também na estética do trabalho”, comenta João Albino. 

Para Pedro Altério, co-produtor do EP, a coletividade d’Os Últimos Escolhidos do Futebol foi algo a se destacar durante as etapas de estúdio. “O mais massa deles foi essa coisa de trabalhar em coletivo, tudo junto. Um contando com a opinião do outro, entendendo o que cada um podia trazer de positivo, quais as qualidades de cada um. Eu acho isso acertado e ao mesmo tempo muito raro em bandas, principalmente nessas que as pessoas se conhecem há muito tempo. Nesse sentido, acho que minha maior contribuição foi ajudá-los a organizar esse turbilhão de ideias que eles trouxeram, fazendo com que elas dialogassem e entrassem numa dinâmica mais uniforme”, ele reflete. 

***

Os Últimos Escolhidos do Futebol
Formada em Bauru, cidade do interior de São Paulo, a banda OS ÚLTIMOS ESCOLHIDOS DO FUTEBOL é composta por João Albino (voz principal, violão de aço), Leonardo Pacheco (guitarra, vozes), Sinuhe LP (guitarra, vozes), Paulo Nunes (bateria, percussão e vozes) e Pedro Nunes (baixo, vozes). Com uma sonoridade calcada no pop rock e atravessada por elementos diversos da música brasileira, o grupo já possui dois EPs em sua discografia: Os Últimos Escolhidos do Futebol (2020) e O Catálogo de Clichês (2023), este com lançamento via Bolo de Rolo (Selo Rockambole).

Fonte: Assessoria de Imprensa dos artistas

*Foto: Felipe Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *