Entre luz e sombra, banda Manifeste apresenta novo single, “Candelabro”

A banda Manifeste abre seus horizontes musicais de 2022 com o single inédito “Candelabro” – ouça aqui. Após o lançamento do EP Boa Noite em 2020, o grupo retorna agora, dois anos depois, com o desejo de experimentar novos estilos e alcançar outros públicos. O single vem acompanhado de um visualizer exclusivo, que complementa o conceito da composição – veja o vídeo aqui.

Com Bruno Santana e Silvio Junior nas guitarras, Igor Loth no baixo, William Bertoldo na bateria e Façanha no vocal, a Manifeste tem emocore, rock alternativo e hardcore como fortes referências em suas últimas produções. Entretanto, a proposta de “Candelabro” é diferente: “Claro que ela tem a essência Manifeste, porém com novos elementos, mais groove, uma vibe pop rock dançante com um final explosivo e enérgico”, explica William. 

“A inspiração veio muito das nossas vivências, singulares e coletivas, no contexto atual. Não foi e não é fácil lidar com o bombardeio de informações de toda natureza, principalmente na pandemia. Saber lidar com perdas, dificuldades, situações e ainda sim acreditarmos em uma luz no fim do túnel”, reflete Igor sobre a composição. Uma letra reflexiva e cheia de contrastes traz a metáfora de um candelabro com o objetivo de ponderar o papel da luz e da falta dela em nossas vidas. 

Esse single possui um caráter sonoro experimental, apostando na sensação roqueira misturada com a calmaria do pop. “‘Candelabro’ era uma canção de voz e violão bem pop rock e que foi tomando potência quando passamos para a versão plugada. Ousamos muito, principalmente em relação ao nosso trabalho anterior”, conta Bruno. 

E o visualizer finda o conceito criado pela composição lírica e sonora de “Candelabro”. Gravado em um parque, apenas as sombras dos integrantes aparecem, cercados por luz e esse ambiente cheio de natureza. “A ideia era produzir algo que complementasse a narrativa da música, que nos ajudasse a ilustrar a metáfora do claro e do escuro. Subvertendo a lógica do artista e a sua imagem, a mensagem e a vida ao redor são o que importa no vídeo – e era isso que estávamos buscando”, afirma Façanha. 

“Com essa retomada, não estamos conseguindo conter a ansiedade e alegria de mostrar logo a nova banda que construímos para o mundo. Coisas muito boas vêm aí”, comenta Silvio sobre as expectativas da Manifeste para 2022. A banda vem com tudo, explorando e brincando com seu som e descobrindo novas faces, com “Candelabro” já nos antecipando um gostinho do que está por vir. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da banda

*Foto: Divulgação
*** 

Ficha Técnica – “Candelabro”

Voz e Backing Vocals – Façanha

Guitarras – Bruno Santana e Silvio Junior

Baixo – Igor Loth

Bateria – William Bertoldo

Synths – Pedro Marques Robes

Produção – Pedro Marques Robes e Felipe Martins

Captação e Gravação – Pedro Marques Robes e Felipe Martins (Rockambole) e Adriano

Ferreira (Boomer Studio)

Mix e Master – Matheus Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.