Evento em Brasília reúne artesãos de todo o Brasil

Vem aí o 15º Salão do Artesanato em Brasília com o tema “Raízes Brasileiras”. O evento, que acontece do dia 4 até o dia 8 de maio, das 10h às 22h, no Shopping Pátio Brasil, tem como objetivo fortalecer o mercado de produtos feitos à mão no país. A entrada é gratuita.

O evento tem patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e também conta com o apoio Institucional do Programa do Artesanato Brasileiro/ Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade – SEPEC/Ministério da Economia. 

Realizado anualmente pela Rome Eventos, o evento vai apresentar o trabalho de artesãos selecionados regionalmente por meio do PAB – Programa do Artesanato Brasileiro, pelo SEBRAE e também artesãos individuais e cooperativas de artesanato. Além de contar com atrações culturais e oficinas onde variadas técnicas de artesanato serão ensinadas ao público. Com a presença de mais de 500 artesãos de 25 estados do Brasil, a estimativa é de que cerca de 60 mil pessoas passem pelo evento.

“O Brasil é um país rico em produção artesanal, onde cada estado e região têm características marcantes e que envolve milhares de produtores, muitos deles tendo no artesanato sua única fonte de renda. Reunir esses artesãos com sua produção na capital do país, que por sua natureza já reúne toda a diversidade do país, é uma oportunidade de exposição e venda, colocando o artesão em contato direto com o consumidor e com lojistas de todo o país que visitam o evento”, comenta Leda Alves, organizadora do evento. 

Na ocasião, estarão presentes artesãos do Acre, Alagoas,  Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro Roraima,  Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins, e Distrito Federal. 

O setor artesanal brasileiro agrega milhares de produtores numa rede formal e informal de comercialização, com produtos criativos e impregnados na identidade cultural e de grande aceitação no mercado nacional e internacional. Fábio Silva, coordenador do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), comenta que iniciativas como esta, fortalecem a economia do país gerando emprego, renda e turismo. 

“Este setor preserva a cultura, é uma fonte geradora de emprego, renda e turismo, necessitando apenas de iniciativas e intervenções corretas para que corresponda com eficiência à qualidade e às exigências do mercado, contribuindo, assim, para a geração de divisas e, consequentemente, para o fortalecimento da economia brasileira”, comenta.

Fonte: Assessoria de Imprensa do evento

*Foto: Divulgação

SERVIÇO:

O que: 15º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras

Data: 4 a 8 de maio de 2022

Horário: Das 10h às 22h – no dia 8 (domingo) das 10h às 20h

Onde: Shopping Pátio Brasil

Realização: Rome Eventos

Apoio Institucional: Programa do Artesanato Brasileiro – PAB

Patrocínio: SEBRAE

Acompanhe: https://www.instagram.com/salaodoartesanatooficial/

Saiba mais em: https://salaodoartesanato.com.br/

Sobre o Salão do Artesanato Toda a riqueza brasileira de artesanato tem sido apresentada anualmente em Brasília através do Salão do Artesanato, que já realizou 14 edições desde sua criação, em 2009. Atualmente, é o maior evento do ramo no Centro-Oeste e está entre os três maiores do setor no Brasil. 

O evento trabalha com o conceito da sustentabilidade, realizando a coleta seletiva de resíduos e com expositores que comercializam produtos que utilizam como matéria-prima materiais reciclados. Todo o lixo reciclável é doado para cooperativas de reciclagem. 

O Salão do Artesanato é patrocinado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e também conta com o apoio Institucional do Programa do Artesanato Brasileiro/ Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade – SEPEC/Ministério da Economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.